SOBRE
ROGÉRIO NERY
Compartilhe
Rogério Nery de Siqueira Silva, 56 anos, é empresário.
É CEO do Grupo Integração, composto por TV Integração com cinco emissoras, abrangendo todo o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba e a Zona da Mata, além do Campo das Vertentes, o Noroeste e o Centro-Oeste. Também fazem parte do Grupo Integração as empresas Imaginare Filmes, Rádio Cultura HD e AM, Rádio Regional, Hotel Presidente e Plamarc Uberlândia.
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia, tem pós-Graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Rogério Nery foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais no período entre abril e dezembro de 2014.
É diretor Regional da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) e conselheiro da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB).
É membro do Conselho da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU). Também integra o Conselho Consultivo da APP Uberlândia e é membro do Conselho Fiscal do Praia Clube Uberlândia.
Foi membro da Comissão Técnica do Ministério das Comunicações para Divulgação do Sistema Brasileira de TV Digital na América do Sul. Entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014 foi vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas). Também exerceu a presidência da ACIUB entre os anos de 2010 e 2014.
2002: Início da gestão na Rede Integração.
Rogério Nery assumiu a gestão da TV Integração no final de 2002, após a aquisição pelo acionista Tubal Siqueira das ações até então pertencentes à TV Globo. Sob sua direção, priorizou os talentos locais, inovação e identificação plena com a cultura local.
Em 2009, liderou o processo de negociação e aquisição da participação da TV Panorama, afiliada da Globo com sede em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. A TV Integração passou a ser detentora de 50% da empresa e o CEO do grupo passou a coordenar o trabalho de gestão Comercial, Financeira e os investimentos na empresa. Em 2012, esse trabalho foi concluído em 2012, quando a TV Integração adquiriu os 50% restantes da empresa e unificou a marca da emissora de Juiz de Fora também sob o nome TV Integração.
Em 2015, depois de assumir por nove meses a secretaria de desenvolvimento econômico do governo de Minas, reassumiu o cargo de CEO do grupo.
Colocou, então, em andamento a implementação da geradora de Uberaba, uma concessão que teve a concorrência vencida pela TV Integração e que por anos foi um anseio da comunidade da cidade, que passaria a ter uma programação comercial mais identificada com a região.
2014: secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais
No período entre abril e dezembro de 2014, Rogério Nery foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, sendo o primeiro representante de Uberlândia a ocupar um cargo de primeiro escalão do governo de Minas em dez anos. Permaneceu na função até dezembro de 2014, fim de mandato do Governador Alberto Pinto Coelho, com uma agenda de trabalho voltada para o fomento da competitividade, da atração de investimentos para o Estado e para o fortalecimento da confiança com os investidores. Em sua gestão.
Premiações e homenagens
Entre as principais homenagens recebidas por Rogério Nery estão a Comenda Augusto César, concedida pela Prefeitura Municipal de Uberlândia em 2003, a Medalha Calmon Barreto, concedida pelo Governo do Estado de Minas em 2008, e a Medalha da Inconfidência, concedida pelo Governo do Estado de Minas em 2010.
Também recebeu a Comenda Virgílio Galassi, concedida pela Câmara Municipal de Uberlândia em 2011; a Comenda Henrique Guilherme Fernando Halfeld, concedida pela Prefeitura de Juiz de Fora em 2013; a Medalha Santos Dumont, concedida pelo Governo do Estado de Minas em 2014; e a Medalha de Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em 2014, além da Medalha Presidente Juscelino Kubitscheck, concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais em 2014.